Rota rodoviária popular „Zakopianka”

Viagem às montanhas é uma ideia muito popular quando se trata de passar férias. O maior número de turistas aparece durante as temporadas de inverno e verão. A temporada de verão é de junho a setembro. A temporada de inverno começa em novembro e termina em março. É durante esses meses que você pode esperar o tráfego mais intenso na famosa „Zakopianka”.

Todos os anos, durante os picos de tráfego, você pode ficar preso em enormes engarrafamentos. O padrão era cobrir a rota de Cracóvia a Zakopane em cerca de 3 a 4 horas. Normalmente (fora da temporada) você pode dirigir este trajeto em 90 minutos. Durante a temporada, é o dobro do tempo.

Novo túnel rodoviário „Zakopianka”

Nos últimos anos, um trabalho intensivo foi realizado para reduzir os engarrafamentos em Zakopianka. Uma das etapas da redução do tráfego foi a construção de um túnel escavado no subsolo e na rocha. Depois de muito tempo, finalmente conseguimos abrir um novo túnel no “Zakopianka”. Há menos de duas semanas, em 12 de novembro, foi aberto um túnel de duas câmaras. O investimento durou 5 anos e 7 meses. O custo do investimento é superior a PLN 1 bilhão.

Isso é importante do ponto de vista da temporada de inverno. Era muito importante para todos que o novo trecho da estrada fosse aberto pouco antes do início do inverno. Graças ao novo túnel na rocha de cerca de 2.058 metros, você pode reduzir significativamente o tempo necessário para chegar às montanhas polonesas. Os investidores estimam que você pode passar por este túnel em apenas dois minutos! O túnel tem um limite de velocidade de 100 km/h. Alguns parâmetros técnicos do túnel:

  • duas câmaras, uma para cada via,
  • comprimento 2058 m,
  • altura 4,7m,
  • largura útil 14,9 m,
  • duas faixas de 3,5 m cada e uma faixa de emergência de 3 m, o que possibilita a futura construção de uma terceira faixa.

Localização do novo túnel

O túnel está localizado em Skomielna – Rabka Zdrój. Se você estiver indo para lugares como Zakopane, Bukowina Tatrzańska, Białka Tatrzańska, Poronin, Nowy Targ ou Murzasichle então você certamente poderá usar a nova rota. É um dos três túneis que estão ativos nesta rota. Os outros dois já estão em construção e estão localizados nas seções Lubień – Naprawa e Naprawa – Skomielna.

O comissionamento dos três investimentos reduzirá significativamente o volume de tráfego. Graças a isso, pode levar ainda menos tempo para percorrer a rota de Cracóvia a Zakopane. Se está a pensar passar o Reveillon ou o Natal na Serra, agora chegará um pouco mais rápido. Para evitar os maiores engarrafamentos, confira nosso calendário de Feriados na Polônia em 2022. Finalmente, mais alguns fatos interessantes sobre o túnel:

  • A inclinação do túnel é de 0,5% na direção de Cracóvia para Nowy Targ (em direção às montanhas)
  • As vias de evacuação ao longo das paredes do túnel têm 1,2 m de largura e a passagem de emergência tem 3,5 m de largura.
  • 11 nichos de evacuação foram feitos ao longo de toda a seção do túnel. Os nichos estão separados por 172,5 metros. Um dos nichos é especialmente adaptado para serviços de emergência.
  • No meio do túnel existe uma baía de paragem de emergência, graças à qual em caso de avaria ou acidente, o túnel não ficará “entupido”
  • Em caso de incêndio em uma das vias do túnel, os viajantes serão evacuados para a via adjacente (não afetada pelo incêndio) e sairão com segurança.
  • Os investimentos são complementados por dois edifícios técnicos, dois edifícios de despacho e um Centro de Gestão de Túneis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Compartilhe o artigo com seus amigos em:
Banner Content
Tags: , ,

Siga-nos

INSTAGRAM

YOUTUBE