segunda-feira, outubro 14, 2024

Atenção! O site foi reaberto

Temos informações muito boas para você. O site ficou inativo por vários dias.
Porém, no último minuto, Deus trouxe alguém para assumir o controle do site. O site estará disponível para você o ano todo (e talvez até mais)!


Agradecimentos especiais ao Irã Helder por nos ajudar 🥰 a encontrar um novo proprietário para este projeto

Se você está se perguntando o que realmente está acontecendo na Polônia neste momento, você está no lugar certo. Tentaremos explicar a situação actual na Polónia. O que está acontecendo agora tem um contexto muito político. Esta é uma luta entre os dois maiores campos políticos. Um que perdeu o poder depois de muitos anos e o outro campo político que o recuperou.

No passado, o partido Prawo i Sprawiedliwość (Lei e Justiça) e a Platforma Obywatelska (Plataforma Cívica, atualmente Coligação Cívica) detinham o poder na Polónia. Ambas as partes eram muito suspeitas. As suas ações muitas vezes levaram a atividades ilegais. Lidar com assuntos através de conhecidos e altos subornos em troca de mudanças na lei para os negócios de grandes corporações.

Esta era a situação na Polónia antes e também está a acontecer agora. No entanto, estamos atualmente lidando com um fenômeno ligeiramente diferente. No passado, a regra era: “Nós não tocamos no seu povo, você não toca no nosso”. Isto significa que nenhuma das opções políticas julgará a outra por corrupção e fraude eleitoral.

Qual é a actual mudança na situação na Polónia?

Durante o período de mais de 35 anos (desde a queda do comunismo na Polónia), tornou-se cada vez mais difícil na Polónia todos os anos. Atualmente, uma das opções políticas é o início do assentamento (não oficial) de oponentes políticos. Independentemente de quem esteja no poder na Polónia desde 1989, sempre foi um arranjo político desfavorável aos seus cidadãos.

Por alguma razão, o antigo acordo não oficial foi quebrado pela coligação política actualmente no poder na Polónia. Cada lado traga à tona truques sujos do passado. Isto pode levar à paralisia do país, incluindo a situação quando novas eleições forem convocadas.

Ontem, dois políticos do antigo partido no poder foram colocados na prisão em Varsóvia. Isto não é um plano, é a descrição de um fato ocorrido. A polícia invadiu o Palácio Presidencial na ausência do presidente polaco Andrzej Duda. Enquanto o Presidente estava numa reunião, a polícia prendeu dois políticos. Esses políticos estiveram envolvidos em um escândalo de anos atrás.

O que poderá acontecer na Polónia?

Existem muitos cenários que podem ocorrer. Em primeiro lugar, amanhã (11 de Janeiro) o mais alto tribunal da Polónia anunciará se as eleições foram conduzidas correctamente. Se isso não acontecer, temos uma situação que obriga a Polónia a dissolver o parlamento e o senado. Este é um cenário possível. Por que esses cenários podem realmente ocorrer?

O Partido Prawo i Sprawiedliwość, que abriu mão do poder, preparou muitas armadilhas para o novo governo. Cada uma destas armadilhas é uma possibilidade de convocar novas eleições na Polónia. Uma instância emite um veredicto e a outra instância emite um veredicto contraditório. Por que isso está acontecendo? Um é composto por funcionários favoráveis ​​ao governo atual e o outro é favorável ao governo anterior.

A introdução do estado de emergência na Polónia e da lei marcial também é considerada. Se o Presidente considerar que a disposição constitucional relativa à estabilidade do Estado polaco foi violada. Além disso, há a questão do Orçamento do Estado deste ano. Na ausência de um orçamento aprovado pelo Sejm, o Presidente da Polónia também pode encurtar o actual mandato do Sejm e ordenar novas eleições na Polónia.

Como a situação atual na Polônia afeta os brasileiros que vivem na Polônia?

É certo que a situação actual não é difícil. No entanto, queremos informar aos brasileiros que se a Lei Marcial for introduzida, tropas e tanques poderão aparecer nas ruas. Isto não significa que a Polónia esteja a iniciar uma guerra com a Rússia ou qualquer outra nação. Isto significa que o exército manterá a ordem na Polónia durante algum tempo.

Esta situação ocorreu na Polónia durante o comunismo. Isso aconteceu sob o governo de Wojciech Jaruzelski em 13 de dezembro de 1981. A lei marcial foi introduzida a pedido do Conselho Militar de Salvação Nacional. Era um órgão inconstitucional que estava acima da autoridade constitucional (o Sejm e o Senado).

Se tal incidente ocorrer, lembre-se de que o Exército tem o direito de verificar as carteiras de identidade de qualquer pessoa na rua. Além disso, o nível de vigilância pode aumentar significativamente. Torres de transmissão, rádio e televisão poderão transmitir programas inusitados por iniciativa dos militares. Os Brasileiros na Polônia estão seguros desde que não participem em revoltas rebeldes. Trata-se de grupos de pessoas que tentarão tomar o poder na Polónia pela força. Fiquem seguros, irmãos e irmãs, e caso surjam novas informações, iremos notificá-los em nosso site.

Compartilhe o artigo com seus amigos em:
Banner Content
Tags: , , , , ,

0 Comments

Leave a Comment

Siga-nos

INSTAGRAM

YOUTUBE