Fundamentos da declinação polonesa

Nesta lição, você aprenderá os fundamentos da declinação polonesa. Será uma lição muito importante, pois são as declinações que constituem o maior problema para a maioria dos alunos que começam a aprender polonês.

O que é declinação e quais classes gramaticais são afetadas por ela?

A declinação é flexionada para casos gramaticais: nominativo, genitivo, dativo, acusativo, instrumental, locativo e vocativo.

A declinação também é realizada para o singular e plural.

Também flexionamos pronomes pessoais. Para o singular: masculino, feminino e neutro. Para o plural: gênero masculino (🇵🇱 męskoosobowy) e gênero não masculino (🇵🇱 niemęskoosobowy).

Declinações relativas a substantivos, adjetivos e particípios adjetivos flexivos.

Embora este curso seja dedicado à conjugação de verbos, decidimos também tocar no tópico da declinação. Este é um material adicional para este curso (todas as outras lições do capítulo um são adicionais). Este curso não é um curso de gramática (mas acreditamos que vale a pena aprender pelo menos o básico sobre o declinação da língua polonesa).

Para entender a conjugação de verbos, também vale a pena entender como funcionam as declinações. Portanto, agora trataremos de alguns assuntos relacionados a este tópico. Vários casos gramaticais são abordados em lições posteriores.

Adjetivos e particípios adjetivos flexivos

Vamos começar com adjetivos. Não traduziremos o que é adjetivo porque é exatamente igual na lingua portuguesa. Vamos apenas dar alguns exemplos. Vale lembrar que o adjetivo em polonês responde a três questões “🇵🇱 Jaki?“, “🇵🇱 Jaka?” i “🇵🇱 Jakie?“. Da mesma forma, estes são três gêneros gramaticais (masculino – 🇵🇱 ten, feminino – 🇵🇱 ta, neutro – 🇵🇱 to).

🇵🇱 Jaki jest ten mężczyzna? (wysoki, niski, przystojny)
🇧🇷 Como é esse homem? (alto, baixo, bonito)

🇵🇱 Jaki jest ten kurs? (cenny, wartościowy, ciekawy)
🇧🇷 O que é este curso? (precioso, valioso, interessante)

🇵🇱 Jaki jest ten znak? (ważny, stalowy, kolorowy)
🇧🇷 O que é esse sinal? (importante, aço, colorido)

🇵🇱 Jaka jest ta kobieta? (mądra, ładna, niezależna)
🇧🇷 Como é essa mulher? (inteligente, bonita, independente)

🇵🇱 Jaka jest ta tęcza? (duża, kolorowa, niewyraźna)
🇧🇷 Como é esse arco-íris? (grande, colorido, indistinto)

🇵🇱 Jaka jest ta praca? (nudna, ciężka, dobrze płatna)
🇧🇷 Como é esse trabalho? (chato, pesado, bem pago)

🇵🇱 Jakie jest to okno? (czyste, brudne, stare)
🇧🇷 Como é esta janela? (limpa, suja, velha)

🇵🇱 Jakie jest to lotnisko? (międzynarodowe, nowoczesne, bezpieczne)
🇧🇷 Como é o aeroporto? (internacional, moderno, seguro)

🇵🇱 Jakie jest to piwo? (pszenne, ciemne, mocne)
🇧🇷 Como é essa cerveja? (trigo, escura, forte)

Esses são, obviamente, os princípios básicos para mostrar como tudo está conectado, como você pode responder a essa pergunta e que caminho deve seguir ao procurar uma resposta. Isso também pode ser inflexão para os números.

Singular e plural

🇵🇱 Jaki jest ten mężczyzna?
🇧🇷 Como é esse homem?

🇵🇱 Jacy są Ci mężczyźni?
🇧🇷 Como são esses homens?

Acabamos de mudar a frase com o substantivo masculino. A primeira frase é singular e a segunda é plural. Agora, vamos tentar fazer o mesmo com o gênero feminino.

🇵🇱 Jaka jest ta kobieta?
🇧🇷 Como é essa mulher?

🇵🇱 Jakie są te kobiety?
🇧🇷 Como são essas mulheres?

Um exemplo simples de conjugação do substantivo “🇵🇱 Kobieta / 🇧🇷 Mulher” para singular e plural. Faremos o mesmo para o substantivo de gênero neutro.

🇵🇱 Jakie jest to piwo?
🇧🇷 Como é essa cerveja?

🇵🇱 Jakie są te piwa?
🇧🇷 Como são essas cervejas?

Queremos que você veja como são essas variedades. É muito importante que você tenha acesso a esses materiais e seja capaz de voltar para eles. Agora é uma boa hora para tentar você mesmo.

Tarefa 1

Prepare um pedaço de papel e tente flexionar os exemplos de substantivos restantes você mesmo, seguindo os exemplos acima: 🇵🇱 kurs (🇧🇷 curso), 🇵🇱 znak (🇧🇷 sinal), 🇵🇱 tęcza (🇧🇷 arco-íris), 🇵🇱 praca (🇧🇷 emprego), 🇵🇱 okno (🇧🇷 janela) i 🇵🇱 lotnisko (🇧🇷 aeroporto).

Se você tiver algum problema ou não tem certeza se fará bem a sua tarefa, envie-nos um e-mail ou deixe um comentário abaixo para verificação.

Para desenvolver suas habilidades, vale a pena expandir sua zona de conforto. Sabemos que esta lição extra irá ajudá-lo e acreditamos que você está aqui porque deseja aprender algo novo.

Banner Content
Tags: , , ,