Utilizar o transporte público na Polônia pode, às vezes, ser a única opção para se locomover pelo país. Seu carro talvez tenha ficado do outro lado do oceano. Por vezes, alugar um carro por alguns dias pode, por alguma razão, não ser possível. Em uma situação assim, o transporte público é a salvação. O transporte público na Polônia é bastante desenvolvido. Neste artigo, você conhecerá os meios de transporte mais populares na Polônia.

Viagem de trem pela Polônia

Viajar de trem pela Polônia é uma das formas mais populares de locomoção entre cidades. É relativamente barato e a malha ferroviária interliga várias cidades (até as menores). Alguns trens atravessam toda a Polônia e são equipados com vagões gastronômicos, nos quais pode-se comer refeições quentes ou beber um café ou chá. Caso o trem não possua um destes vagões, o serviço de bordo passará vendendo lanches e bebidas em trechos específicos da viagem.

Os trens são geralmente coordenados entre si de forma a facilitar a troca de trens durante a viagem. Além disso, a equipe de condutores se mantém em constante contato com outras frotas de trens e com a supervisão ferroviária, a qual, em caso de atraso do trem, informará aos outros viajantes que o trem para o qual iremos fazer a conexão irá aguardar na plataforma planejada (não sairá sem você :-)). Na Polônia, os bilhetes de segunda classe são os mais populares. Existe também a primeira classe, que fornece algumas comodidades como mesa retrátil e tomada elétrica próxima ao assento. A operadora mais popular na Polônia é a companhia PKP (Polskie Koleje Państwowe, ou Ferrovias Nacionais Polonesas), que opera seus transportes sob as marcas TLK (Twoje Linie Kolejowe), EIC (Express Inter City) e EIP (Express Inter Premium).

Ônibus e PKS – Transporte entre cidades na Polônia

Nos últimos anos, vem se desenvolvendo fortemente na Polônia a rede de ônibus, que são concorrentes dos PKS. Os PKS são pequenos ônibus que geralmente rodam dentro de uma voivodia ou um distrito. Antigamente, os PKS pertenciam a uma grande empresa estatal – hoje, uma grande quantidade de empresas privadas tomaram seu lugar.

Na Polônia, você encontrará também linhas de ônibus intermunicipais, (assim como no Brasil) e até internacionais. Há algumas operadoras bastante conhecidas. O preço dos bilhetes de ônibus intermunicipais são similares aos preços das passagens de trem. Em muitos casos, o preço do ônibus pode ser mais atrativo – vale a pena comparar os preços antes de comprar para encontrar a oferta mais conveniente.

Aviões entre cidades na Polônia

amos falar sobre voos domésticos na Polônia. Se tivermos que ser sinceros, neste momento podemos dizer apenas uma coisa: Eles existem. Os preços não são atraentes em comparação aos demais meios de transporte na Polônia, mas para pessoas que precisam chegar rápido às principais cidades da Polônia dentro de uma hora, são realmente uma boa solução. Os principais aeroportos da Polônia são os localizados em Varsóvia (capital da Polônia), e nas proximidades de Gdańsk, Katowice, Cracóvia e algumas cidades menores, como Bydgoszcz ou Poznań.

Metrô em Varsóvia

Na Polônia encontramos também metrô. Você encontrará metrô apenas em Varsóvia. Atualmente, estão disponíveis para uso duas linhas muito bem integradas, as quais foram inauguradas há muitos anos. Nos planos mais recentes da cidade de Varsóvia, está previsto o início da construção da terceira linha de metrô, que irá interligar a parte leste da capital Polonesa ao centro e às demais linhas já existentes.

Transporte urbano popular, ou seja, ônibus, bondes e trólebus

Além dos já citados PKS e ônibus intermunicipais, na Polônia você encontrará uma grande quantidade de veículos, aos quais dedicaremos uma seção deste artigo. Estamos falando do transporte público que inclui: ônibus, bondes e trólebus.

Vamos começar por estes últimos, pois são veículos raramente vistos na Polônia e até mesmo na Europa. Trólebus são ônibus urbanos com um “chicote” conectado à rede elétrica. São ônibus movidos somente a energia elétrica. Não emitem poluentes. Na Polônia, encontramos trólebus somente em Gdynia, Tychy e Lublin.

O meio de transporte público mais popular (também elétrico) são os bondes. Estes, no entanto, requerem sempre trilhos (tais como os presentes no Rio de Janeiro). Em muitas cidades polonesas, o transporte público é muito bem desenvolvido graças aos bondes, que frequentemente possuem seus próprios túneis e trajetos subterrâneos. Graças a isto, nos horários de pico não precisamos perder tempo presos no engarrafamento. Em várias cidades, os bondes são veículos bastante rápidos. Definitivamente, um exemplo a seguir é a cidade de Poznań, que criou uma perfeita conexão subterrânea em áreas críticas da cidade, graças às quais os bondes conseguem evitar o trânsito pesado.

O último tipo de transporte público e também o mais popular são os ônibus. São encontrados em praticamente todas as grandes cidades da Polônia. O método de validação e compra dos bilhetes nas várias cidades polonesas pode variar. Preste muita atenção nisso ao utilizar o transporte (se o bilhete é comprado e validado antes de subir no ônibus, ou dentro do veículo) para não ter “surpresas” desagradáveis. Todas estas informações podem ser solicitadas a outros passageiros aguardando nas paradas, ao vendedor no quiosque ou ao motorista do ônibus. Você também pode encontrar informações atualizadas na página oficial da operadora.

Aluguel de bicicletas e scooters na Polônia

Não é um meio de transporte típico , mas decidimos que, para terminar, vamos colocar aqui informações sobre o aluguel de bicicletas e scooters, que estão se tornando cada vez mais populares na Polônia. A estes dois meios de transporte tentam se juntar também os patinetes elétricos – atualmente a lei na Polônia referente ao uso deste tipo de veículo está ainda em processo de elaboração.

O aluguel de bicicletas e scooters na cidade é feito através de aplicativos instalados no telefone. Da mesma forma, se quiser, você pode alugar um patinete elétrico ou um carro. Não daremos aqui nenhum nome de aplicativo, pois há tantos deles quanto há cidades e empresas que alugam estes tipos de veículos.

Táxis e Uber

Na Polônia vocês encontrarão também táxis tradicionais, que os levarão até um endereço solicitado. Há também alternativas a este tipo de serviço, conhecidas em todo o mundo. Estamos falando de empresas como Uber e Bolt. Estas funcionam do mesmo modo que no Brasil.

Gostou deste artigo? Compartilhe conosco sua opinião sobre este tema. Se você achou este artigo útil, compartilhe com seus amigos. Obrigado por ser nosso leitor. Desejamos a você um ótimo dia!

Autor: Pedro Rei
Tradução: Karen Pedro

Compartilhe o artigo com seus amigos em:
Banner Content
Tags: ,

Siga-nos

INSTAGRAM

YOUTUBE