Nos lares poloneses, 12 pratos são colocados na mesa na véspera de Natal. Essa tradição recorda os 12 apóstolos que foram chamados por Jesus. Dependendo da região da Polônia, você pode conhecer diferentes tipos de pratos. Neste artigo, você aprenderá sobre 13 pratos populares que pode encontrar – alguns deles você já deve estar familiarizado.

O cardápio da ceia de Natal é recheado de peixes feitos de várias formas (no vinagre, geleia no óleo, no molho). Além do peixe, na mesa de Natal também encontrará pratos com couve e cogumelos (por exemplo, tortas ou pierogi), sopas e pastéis doces com sementes de papoula, frutos secos e especiarias.

Você pode apontar algum prato que conheça das mesas polacas da véspera de Natal? A seguir, apresento para vocês uma lista de vários pratos populares que podem lhe interessar:

Borscht de véspera de Natal com ravioli

Você gosta de beterraba? Nesse caso, você pode gostar de alguns dos pratos tradicionais. Delicioso decocção caseiro de beterraba em conserva (ou não), é preparado há 3 dias antes da véspera de Natal. O borscht em forma de sopa é ligeiramente doce e único! Além disso, servido com ravioli recheado com repolho e cogumelos. Algumas pessoas preparam o borscht vermelho para economizar tempo usando pó instantâneo.

Sopa de cogumelo

Se você gosta de sopas, o próximo prato também será do seu interesse. Sopa de cogumelos à base de cogumelos secos com adição de natas. Tem um sabor único e muito aromático. Você pode encontrar diferentes configurações deste prato (por exemplo, sem creme). Na maioria das vezes servido em tigelas. Em algumas partes da Polônia, a sopa é servida em um pão redondo com um centro (oco) especialmente preparado. Recomendo experimentar, é algo completamente diferente da tradicional sopa de cogumelos. Uma variação interessante é servir sopa de cogumelos em forma de creme com croutons.

Bolinhos de massa com repolho e cogumelos

Bolinhos são um prato feito de farinha de trigo, água, sal, ovo e um pouco de óleo. É um bolo que se envolve numa casca e é cozinhado juntamente com o recheio numa panela. Depois de cozidos, esses bolinhos são frequentemente fritos com banha – Okrasa” (banha com torresmos). Na mesa da véspera de Natal, podemos encontrar bolinhos com repolho e cogumelos (recheio mais popular). Às vezes, também há bolinhos com carne, espinafre ou „Ruskie” – uma combinação de batata, cebola frita e queijo cottage (queijo branco).

Paszteciki – Pastéis com repolho e cogumelos

Os pastéis são salgadinhos crocantes assados exatamente com o mesmo recheio que se encontra nos bolinhos. A diferença está na forma como cada prato é preparado. Os pastéis são feitos com uma massa diferente da usada para fazer bolinhos. Depois de moldar as nossas iguarias crocantes, vão ao forno, onde coram e ganham a forma certa. Frequentemente servido com borscht vermelho (não como uma sopa, mas em um copo).

Repolho com ervilhas ou cogumelos

Agora é a hora de um velho prato polonês. O repolho com ervilha é um prato que não pode faltar na mesa festiva de algumas regiões da Polônia. Como o nome sugere, é uma combinação de chucrute e ervilhas. Também existe uma variante em que são adicionados cogumelos em vez de ervilhas. Muitas pessoas adicionam uma cebola, o que enfatiza o sabor deste prato simples. De acordo com uma antiga receita polonesa, o chucrute deveria vir de produção própria (em barril de grés).

Carpa assada, frita ou em geleia

Um dos pratos tradicionais da mesa polaca é o peixe – carpa. O significado dos peixes está intimamente relacionado à religião e sua presença na mesa da véspera de Natal está associada ao símbolo da vida renascida e de Jesus. A carpa é um item obrigatório na mesa da véspera de Natal e é preparada de duas maneiras. A primeira forma de preparar este peixe é fritar a carpa ou assá-la no forno, servido quente. A segunda forma é menos popular, mas você também pode encontrá-la na mesa polonesa. Carpa empanadas servidas frias.

Peixe de estilo grego – po grecku

Você pode achar um pouco estranho, mas é assim que o prato se chama. E embora não tenha nada a ver com a Grécia, encontra o seu lugar na mesa da véspera de Natal da Polônia. É servido quente ou frio – sempre ao molho de cenoura ralada, aipo, salsa, cebola e extrato de tomate. Todos os ingredientes do molho são colocados numa frigideira junto com o peixe, que se prepara um pouco mais cedo do que o molho. O peixe deste prato é muito delicado.

Arenque em creme ou azeite

Além da carpa, os poloneses também gostam do arenque preparado de duas maneiras. Em uma marinada de azeite com cebola ou em creme. Simbolicamente, segundo a crença, o arenque simboliza o jejum e a antecipação da ressurreição de Jesus. Você também pode encontrar uma versão ligeiramente diferente, que eles chamam de Arenque sob a colcha – isto é, na forma de uma salada de arenque com batatas, beterrabas, ovos, pepinos em conserva e cebolas. Maionese também é frequentemente adicionada.

Macarrão com sementes de papoula

Em algumas regiões da Polônia (por exemplo, Wielkopolska, Podlasie, Podkarpacie ou Mazowsze), você pode encontrar um prato feito de massa, sementes de papoula moídas, frutas secas e mel. É um prato muito doce e muito calórico, mas vale a pena experimentar. Se você gosta de pratos doces, o próximo prato da véspera de Natal vai te interessar.

Bolo de semente de papoula – Makowiec

Logo no início, vamos escrever que é um prato muito específico, e na verdade é um bolo. Se você não gosta de sementes de papoula, definitivamente não gostará de Makowiec. É uma confeitaria tradicional da véspera de Natal que tem sabor e ingredientes aromáticos. É o complemento perfeito para a véspera de Natal. Além disso, é uma massa que não fica solta e seca. O bolo de semente de papoula costuma ser servido com frutas secas, glacê e casca de laranja cristalizada.

Gingerbread Staropolski – Piernik staropolski

Se você não gosta de Makowiec, certamente ficará encantado com o Staropolski Gingerbread polonês! Tem um aroma picante e muitas vezes se parece com pão – mas é doce e muito delicioso. Se você gosta de Brownie, também gostará do pão de gengibre – especialmente quando é preparado em uma velha receita polonesa e decorado com frutas secas e servido com mel ou cobertura de chocolate.

Compota de frutas secas

A compota de Páscoa é uma bebida muito perfumada que é servida na ceia de Natal. É preparada a partir de uma mistura de frutos secos, que aquece fortemente e cria uma aura fantástica na sala onde se realiza a ceia de Natal. E tudo isso graças à sua fragrância única, que não pode ser falsificada nem esquecida. Você mesmo pode prepará-lo com maçãs secas, ameixas, pêas, passas ou outras iguarias de sua preferência.

Kutia

É um prato muito específico, mas devido ao respeito pelos habitantes da Polônia oriental, decidimos mencionar Kutia no nosso artigo. É um prato que vem das Terras Fronteiriças, ou seja, foi trazido para a Polônia por residentes poloneses que foram deslocados da Polônia durante a guerra (ou que voluntariamente deixaram o país naqueles anos). É um prato tradicional que pode ser encontrado em vários países vizinhos, como, por exemplo, na Ucrânia, Lituânia e Bielorrússia.

Kutia é uma combinação de purê de trigo com adição de mel, sementes de papoula, nozes, frutas secas e nozes. Muitas vezes você pode encontrá-lo coberto com leite ou creme de leite.

Feliz Natal!

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal! Qual dos pratos tradicionais da véspera de Natal na Polônia foi a maior surpresa ou a proposta mais saborosa para você? O que você acha das Tradições do Natal Polonês? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo com seus amigos e curta ótimos momentos de Natal com seus entes queridos!

Autor: Pedro Rei
Tradução: Karen Pedro

Compartilhe o artigo com seus amigos em:
Banner Content
Tags: , , , ,

0 Comments

Leave a Comment

Siga-nos

INSTAGRAM

YOUTUBE